Assaí parte para inauguração de 50 lojas em 2022

GIC Brasil11/03/2023

Compartilhe nas redes

O diretor de TI do Assaí Atacadista, Rodrigo Callisperis, falou ao Blog da GIC sobre as principais tendências hoje no varejo alimentar brasileiro e os desafios da integração, cada vez mais intensa das operações físicas com as vendas online. “A venda online consolidou a experiência do cliente com a marca, porém reforçou também a importância de um excelente pós-venda”, comenta o executivo.
Nos últimos anos, o Assaí vem executando um ambicioso plano de expansão. Em 2021, foram 28 lojas inauguradas e o volume chegará a 50 novas lojas. Parceiros de longa data da GIC Brasil, o Assaí utiliza o sistema RUB de gestão automatizada em suas unidades. “O RUB hoje é uma das principais aplicações nas lojas do Assaí, auxiliando com a automatização de processos”, conta Callisperis. Leia abaixo a entrevista concedida pelo executivo.

[n]Como avalia a integração das operações físicas e online no varejo alimentar hoje?[/n]

Nos últimos anos, com a situação de pandemia no mundo e no Brasil, o segmento de venda online teve um crescimento expressivo, fazendo com que as empresas precisassem se adequar não só ao atendimento físico, mas também ao realizado no ambiente online (seja para a retirada de produtos em lojas ou entregas nas residências dos clientes).

[n]Como fica a experiência do consumidor nesse cenário?[/n]

A venda online consolidou a experiência do cliente com a marca, porém reforçou também a importância de um excelente pós-venda, que inclui desde a melhor forma de interação com o cliente até o acompanhamento das vendas (sejam online ou física). O cuidado passa ainda em garantir a entrega, acompanhando toda a cadeia logística: desde o recebimento da mercadoria, armazenamento, abastecimento, separação e/ou disponibilização do produto e, por fim, a entrega ou a retirada.

[n]O atacarejo vem se destacando no varejo nos últimos anos. Acredita que ele seguirá crescendo mais do que os outros formatos?[/n]

O segmento já vem em crescimento nos últimos anos, quando não apenas os pequenos e médios comerciantes, mas os consumidores pessoa física também passaram a frequentar as lojas em busca de preços mais baratos. Esse movimento se acentua em períodos de crise econômica.

[n]Quais as vantagens desse formato?[/n]

O modelo permite ao cliente adquirir produtos em pequenas quantidades com valor menor do que o visto em outros estabelecimentos, possibilitando organizar sua renda e manter a sua casa abastecida gastando menos. Assim, o atacarejo vem se consolidando cada vez mais no dia a dia, tornando-se a escolha preferida na compra alimentar. Segundo a última leitura da Nielsen (fevereiro/2022), a participação do cash&carry chegou a 44%, superando todos os demais formatos de varejo.

[n] Essa tendência se reflete no caso do Assaí? [/n]

No caso do Assaí, o nosso negócio tem se mostrado muito resiliente e temos mantido um acelerado plano de expansão – em 2021 inauguramos 28 novas lojas e, para 2022, estão previstas cerca de 50.

[n]Que papel o sistema RUB desempenha na gestão diária das lojas do Assaí?[/n]

O RUB hoje é uma das principais aplicações nas lojas do Assaí, auxiliando com a automatização de processos para a operação, tais como o recebimento de mercadorias, a movimentação de estoque, os controles de validade, as auditorias de presença, as etiquetas, a ruptura e o “papa-filas”. Além disso, disponibiliza as informações consolidadas para a melhor tomada de decisão no atendimento ao cliente, proporcionando a disponibilização
contínua de produtos. A automatização destes processos através do RUB permite ainda aos nossos colaboradores a execução das atividades diárias com melhor eficácia.,

[n]Como resumiria a parceria do Assaí com a GIC Brasil?[/n]

É uma parceria duradoura e saudável, onde temos o pronto atendimento de nossas necessidades de negócio, seja na melhoria contínua dos processos quanto na sugestão de novas ideias. A GIC auxilia em nosso crescimento sem perder o foco no melhor atendimento possível ao cliente final.

Por: Nilson Brandão / CONTEUDO EVOLUTIVO

Aumente seu faturamento e potencialize seus resultados

Fale com um especialista

Artigos relacionados