O livro sobre gestão da operação escrito pelo CEO da GIC Brasil, Irineu Fernandes, integra a coleção Varejo em Foco, em lançamento na próxima semana no País pela Poligrafia Editora. A obra Os rumos do varejo no século XXI – Pandemia e Transformação compõe a coletânea de oito livros com temas centrais para um varejo de vanguarda, escritos por especialistas, executivos e empresários de destaque no setor do varejo brasileiro.
Convidado para compartilhar a experiência acumulada nas últimas décadas nos setores de tecnologia e autosserviço, o autor apresenta a conjuntura atual de mercado, oferece dicas para a excelência na gestão em supermercados e atacarejos, além das tendências para a inovação e sustentabilidade nas próximas décadas para o setor e sua cadeia de suprimentos.
“Além de apresentar os principais aspectos da transição histórica do comércio e de que forma as operações devem atentar a cada etapa de seus processos, Irineu Fernandes traça um cenário da evolução para as próximas décadas. A equação aprender com o passado, compreender a conjuntura do momento e olhar para o futuro faz da obra um verdadeiro guia de sobrevivência para o comércio para os dias que virão”, avalia o Presidente da GS1 Brasil, João Carlos de Oliveira, de autor do prefácio ao livro.
O fundador da Península Participações, Abílio Diniz, o Presidente do Conselho de Administração no Grupo Guararapes, Flavio Rocha, e o Presidente da Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC), Eduardo Terra, fazem parte do time que assinou os prefácios para a coleção Varejo em Foco. Os livros trazem os temas do Consumo Consciente, Capital Humano, Gestão de Dados, Precificação, Ominishopper, Exposição de Produtos e CRM/Ciência do Consumo, além da Gestão da Operação.
Confira os títulos da coleção, seus autores e um pouco sobre cada obra, na visão dos convidados para cada prefácio.
[n]A estratégia do varejo sob a ótica do capitalismo consciente, de Hugo Bethlem[/n]
Livro mostra que o modelo de negócio ‘ganha-ganha-ganha’ é possível, e tem ressonância no mundo e no País, principalmente no segmento varejista. Prefácio assinado por Abilio Diniz (Península Participações)
[n]Varejo Conectado – Decisões orientadas por dados, de Fátima Merlin[/n]
Foi-se o tempo em que só o ‘feeling’ do dono ditava as estratégias de uma empresa, hoje para atingir os resultados almejados e ter uma gestão consistente é preciso algo mais: informação, análise estratégica e ação, e em todas as áreas. Prefácio assinado por Eduardo Terra (SBVC)
[n]Pense Grande – Pense Pessoas, de Cidinha Fonseca[/n]
Livro aborda os desafios geracionais e como empresas de vanguarda colocam as pessoas em primeiro plano. Prefácio assinado por Flávio Rocha (Grupo Guararapes)
[n]Gestão de Pricing – Precificação Estratégica & Rentabilidade, de Leandro de Oliveira[/n]
Quantas variáveis impactam a formação de preço de um serviço ou de um produto? Livro mostra o quanto a àrea de pricing pode e deve ser uma das mais estratégicas de uma empresa. Prefácio assinado por Frederico Zornig (Quantiz)
[n]O CRM no Contexto da Ciência do Consumo, de Fernando Gibotti[/n]
Livro propõe novos pontos de vista aos varejistas, quanto a gestão de clientes, quanto a busca pela personalização e pelos resultados efetivos e consistentes. Prefácio assinado por Edmar Bulla (Grupo Croma)
[n]A sua gôndola estica?, de Raphael Figueira da Costa[/n]
Livro traz dicas sobre como ter uma exposição de produtos sob medida para sua loja e seu cliente. Prefácio assinado por Olegário Araújo (FGVCev)
[n]Jornada Omnishopper, de Daniele Motta[/n]
Há alguns anos o omnichannel passou a fazer parte do vocabulário e dos negócios da indústria e do varejo, agora é preciso se preparar para entender quem é o omnishopper. Prefácio assinado por Maurício Morgado (FGVCev)
[n]Os rumos do Varejo no século XXI – Pandemia e transformação, de Irineu Fernandes[/n]
Livro propõe reflexão sobre os desafios operacionais do varejo na pandemia e faz reflexão aprofundada sobre os caminhos que o aguardam. Prefácio assinado por João Carlos Oliveira (GS1 Brasil)
[n]Um pouco da história do CEO da GIC Brasil[/n]
O empreendedor Irineu Fernandes nasceu em um sítio na cidade de São Roque, no interior de São Paulo. Começou desde cedo trabalhando com o pai na agricultura familiar e convivendo com a comercialização de produtos. O sonho de trabalhar na IBM o levou à tecnologia. Chegou às principais empresas do setor em sua carreira. Dedicou, assim, cinco décadas à consultoria em inovação tecnológica para empresas industriais, financeira e do varejo, até empreender a GIC Brasil.
A empresa de inovação e tecnologia que criou é voltada ao varejo alimentar, líder no segmento de automação da operação em lojas físicas e etapas do e-commerce, com atuação nos mercados brasileiro e latino-americano. As soluções para a gestão automatizada de lojas físicas e etapas cruciais das vendas digitais estão presentes em cerca de mil lojas no Brasil, Colômbia, Panamá e Angola.