Disciplina na vida e nos negócios

GIC Brasil11/03/2023

Compartilhe nas redes

Desde que me entendo por gente pratico esporte, seguindo o exemplo da minha mãe. Já fiz atividades de todos os tipos, como o tradicional futebol ou dança country e, atualmente, estou ficando mais velho e um pouco mais ousado. Há cerca de dois anos, resolvi iniciar a prática de triathlon.

Sei que um monte de gente acha que sou insano por acordar as 4h da manhã para ir pedalar ou estar dentro da piscina nadando as 6h da manhã, também posso partir para a corrida logo após o pedal ou como preferir! Para alguns pode parecer demais, mas não é para mim, me explicarei…

Desde cedo, minha mãe sempre foi uma pessoa muito exigente comigo e lembro como se fosse hoje o dia que ela me apresentou o despertador. Eu tinha cerca de dez anos e ela me disse: “ Ivan, isto é um despertador e quando ele tocar amanhã cedo, você desliga, levanta e vai para a escola!” e ai de mim se não fosse para a escola! Obviamente, não gostei nada da ideia naquele momento, mas olhando para o passado, percebo que ali a palavra disciplina se fez mais presente na minha vida.

Agora possivelmente você pode estar pensando que também é disciplinado, pois acorda para ir trabalhar ou fazer uma viagem, sempre foi uma pessoa responsável e eu estou completamente de acordo com isso. Todos somos disciplinados de alguma maneira, pois temos o horário de almoço, horário de banho, hábitos humanos em geral.

Contudo, em minha experiência na implantação de software ao longo de mais de 15 anos, percebo que esta palavra tem uma conotação pertinente, mas a sua prática já é outra história.

É muito frequente iniciarmos um projeto com toda força, realizando os treinamentos, acompanhamentos, reuniões semanais, reports mensais e análise de resultados e tudo vai funcionando feito um relógio suíço.

Depois de realizarmos a implantação e os treinamentos de equipe, percebemos que os hábitos do dia a dia acabam afetando o desempenho da implantação e logo as novas pessoas da operação não são treinadas, por falta de hábitos, as reuniões acabam se tornando menos frequentes e minguando a eficiência da operação após a implantação.

Voltando para o triathlon, inicio uma prova com a distância de meio Iron, com 1,9 km de natação, 90 km de bicicleta e 21 km de corrida. É uma prova para ser finalizada em torno de 5 horas… sim, 5 horas fazendo força se você estiver muito bem treinado. Não adianta eu tentar diminuir as distâncias, quebrar as regras, achar que na hora eu darei um jeitinho, maquiar os números… naquele momento, quem está treinado termina a prova e quem não está, acaba compadecendo no meio do caminho.

Gosto muito de uma frase que meu treinador costuma dizer “Nas provas a gente se diverte, o trabalho duro está nos treinos!”

O mesmo ocorre quando estamos em uma implantação, não adianta eu possuir uma ferramenta maravilhosa, iniciar o projeto e ir diminuindo a ação aos poucos. É preciso perseverar para obter os resultados e sempre buscar o que é possível para você, manter a disciplina, focar no empenho diário e mostrar o resultado no final.

No meu caso, acabei realizando esta prova em quatro horas e quarenta e três minutos e foi um tempo maravilhoso, acredite! Mas meu objetivo era acabar a prova em quatro horas e meia! Sim, sou grato pelo que alcanço…. mas sigo insatisfeito e buscando melhores resultados frequentemente.

Assim deve ser na implantação, é preciso ter dedicação, ser disciplinado, reconhecer os resultados e perceber os pontos de melhora.

Aí eu pergunto, se você tiver um vôo ou algo marcado às quatro da manhã, você será disciplinado para cumprir seu compromisso com o avião ou com as pessoas com quem marcou? Se você consegue fazer isso pelos outros, por que não faria isso pela pessoa que mais ama? Você mesmo.

E aí, vamos nessa?

Aumente seu faturamento e potencialize seus resultados

Fale com um especialista

Artigos relacionados