tecnologia-humanizada-2-02022023150205_1

Irineu Fernandes, a GIC, varejo e tecnologia

A GIC Brasil trabalha, há mais de duas décadas, para criar e desenvolver tecnologia humanizada para o varejo. A empresa foi fundada pelo empreendedor Irineu Fernandes, que dedicou cinco décadas da trajetória profissional à consultoria em inovação para empresas de tecnologia e do varejo em geral, até montar o negócio próprio, atual líder no segmento de automação da operação em lojas físicas e etapas do e-commerce.

A GIC Brasil nasce para transformar vidas. O ano era 2001. O varejo alimentar entrava em um novo século com novos desafios. Assim nasce a empresa de inovação e tecnologia, com a inspiração de ver pessoas e negócios evoluindo por meio de suas soluções tecnológicas e participação no mundo. O foco da atuação desde o início foram supermercados e atacarejos. Fechou o ano de 2022 operando em lojas no Brasil, Colômbia, Panamá e Angola.

Nos últimos anos, a empresa vem sendo procurada por outros segmentos de varejo que precisam organizar, melhorar a produtividade e o atendimento ao consumidor. A GIC Brasil trabalha junto com os clientes para descobrir suas necessidades e criar ferramentas automatizadas de gestão, revolucionando a forma de operar do varejo e a experiência do consumidor nas compras. O momento da compra precisa ser simples, eficaz e humanizado. A tecnologia entra para alcançar estes objetivos.

Para desenvolver as soluções de mercado que oferece, a empresa criou o GIC Lab, laboratório de inovação, pesquisa e desenvolvimento. O laboratório cria e estrutura soluções com conceitos modernos de Inteligência Artificial (IA), Internet das Coisas (IoT), Machine Learning e Computer Vision. O sucesso das vendas e a lucratividade dependem da capacidade de integrar tecnologias.

Apesar de ser uma empresa de tecnologia e inovação, a GIC é, essencialmente, uma empresa de pessoas. O capital humano de uma é o bem mais preciso para uma empresa de tecnologia, costuma dizer o fundador. Os resultados são resultado direto dos conhecimentos técnicos, habilidades, comportamentos, competências e empatia dos nossos colaboradores. Nossos valores sustentam o propósito de transformar a experiência de compra no varejo

Hoje na presidência do Conselho de Administração, Fernandes participa das questões estratégicas da empresa e sua expansão internacional. Além disso, tem sido convidado para dar palestras sobre a evolução e o futuro do varejo no Brasil e países da América Latina. É autor do livro Os Rumos do Varejo no Século XXI – Pandemia e Transformação, apresenta histórico recente do varejo no continente e no mundo, oferece recomendações para a gestão e lança um olhar para o futuro.

“Além de apresentar os principais aspectos da transição histórica do comércio e de que forma as operações devem atentar a cada etapa de seus processos, Irineu Fernandes traça um cenário da evolução para as próximas décadas”, escreve no prefácio do livro João Carlos de Oliveira, presidente da GS1 Brasil – Associação Brasileira de Automação e ex-presidente da Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS).

Muito do construído por Fernandes remonta ao lastro profissional e de vida, desde jovem. Um empreendedor visionário, que decidiu aperfeiçoar e mudar a forma como o varejo opera. O empreendedor nasceu em um sítio na cidade de São Roque, interior de São Paulo. Trabalhou desde cedo com o na agricultura familiar e convivendo com a comercialização de produtos. O sonho de trabalhar na IBM o levou à tecnologia, nas principais empresas do setor.

Ainda menino, o primeiro contato com o varejo era para ajudar a mãe, que era doceira. Fernandes a cavalo, com uma sacola de dois lados pendurada no peito para trazer as mercadorias. Na venda, ele pegava os produtos da lista feita por sua mãe e entregava ao dono do varejo, que anotava os preços em uma caderneta. O pagamento era mensal. O empreendedor hoje relembra como a confiança é a base do varejo e de todas as relações. Contempla, ainda, que conceitos modernos como do shopper, self checkout e outros já existiam na prática, no passado, com as condições de então, que foram aprimoradas pelo avanço da tecnologia.

Compartilhe
Facebook
LinkedIn
WhatsApp
E-MAIL
O que achou do artigo?