A GIC Brasil tem apoiado duas iniciativas ligadas à sustentabilidade do Instituto Favela Paz (IFP), em São Paulo. O projeto Periferia Sustentável desenvolve e implementa tecnologias sustentáveis de baixo custo em comunidades, como um braço de inovação do IFP. Já o projeto Expedição Lab Móvel circula por escolas municipais, estimulando habilidades comportamentais importantes, como criatividade, comunicação, persistência e colaboração, além de trabalhar a autoestima e a consciência sócioambiental.
“O Periferia Sustentável é um guarda-chuva de várias iniciativas de tecnologias funcionais”, afirma o cofundador do Instituto e coordenador dos projetos tecnológicos, Fabio Miranda. As iniciativas foram selecionadas para o apoio da GIC Brasil nos últimos anos, no âmbito do Periferia Sustentável, e vêm se desdobrando desde então.
“Acreditamos no papel social dos empreendimentos privados, em particular no apoio ao desenvolvimento humano e tecnológico nas comunidades. Estas ações integram os critérios do padrão ESG (Governança Social e Ambiental, em português) da empresa e isso nos orgulha muito”, diz a Diretora de Sustentabilidade e Relações Institucionais da GIC Brasil, Stefania Fernandes.
“A parceria que temos com a GIC Brasil já vem de um tempo e um dos projetos iniciais apoiado pela parceria aconteceu em 2019. Foi curso online ‘Aquatech’, que tinha como objetivo o uso tecnológico e sustentável da água, um sucesso. Chegamos a muitas pessoas e o formato online permitiu a participação de pessoas de diversas regiões do Brasil e de outros países, como o Chile”, conta Fabio Miranda.
As iniciativas no Periferia Sustentável focam na geração e distribuição de energias renováveis e buscam contribuir para uma relação mais harmoniosa entre tecnologia, ser humano e natureza.
“Acreditamos que a pessoa é o núcleo inicial da transformação. A partir dele, com a consciência de desafios e oportunidades, floresce a relação individual e coletiva com a natureza e com o uso eficaz e evolutivo da tecnologia humanizada”, comenta Stefania, que integra o board da empresa de inovação e transformação do varejo.
Já o projeto Expedição Lab Móvel foi lançado no início do ano letivo de 2023 nas escolas. A iniciativa já esteve em sete escolas e impactou mais de mil alunos, além de professores e coordenadores escolares. A parceria busca apoiar e acompanhar os projetos dos alunos.
Os jovens atendidos pela iniciativa, em sua maioria de periferias de baixa renda, buscam oportunidades de conhecimento e empreendedorismo social, com muitos deles focados na área de tecnologia. A iniciativa tem inspirado os jovens a buscar parcerias para seus projetos e objetivos de vida, um futuro com sustentabilidade em todos os aspectos.
“Nosso projeto Expedição Lab Móvel nas Escolas 2023 está sendo um sucesso e ainda está reverberando muito nas escolas que passamos até o momento. Os objetivos do projeto foram alcançados com louvor”, lembra o coordenador Fabio Miranda.