[p]São Paulo – A [n]GIC Brasil[/n] apresentou ontem novas soluções por meio de reconhecimento de imagens para a gestão da operação de lojas físicas do varejo supermercadista, durante a conferência GIC Amplia – [i]Como cortar custos e ampliar a visão através da tecnologia, em São Paulo.[/i][/p]
Com apoio da [n]GS1 Brasil[/n] – Associação Brasileira de Código de Barras, a conferência celebrou o aniversário de 20 anos da empresa de tecnologia para o varejo, com atuação no Brasil, Colômbia, Panamá e Angola.
Participaram do evento representantes da [n]Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS)[/n], [n]Associação de Paulista de Supermercados (APAS), da Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC) e da GS1 Brasil[/n], além de executivos de redes como [n]Assaí, Atacadão, Tenda, Roldão, Dia%, Rossi, Enxuto, Pague Menos, Superbom e do Grupo Éxito, da Colômbia[/n], dentre outras.
A nova solução foi desenvolvida pelo laboratório de inovação da GIC Brasil, baseado em Alphaville (SP), e funcionará por meio de câmeras digitais e de robôs, programados para a captura e processamento de imagens por meio de algoritmos de reconhecimento e inteligência artificial para análise das informações. “Percebemos uma retomada gradual na atividade e o varejo começa também a retomar os investimentos em tecnologia, principalmente para a melhoria do atendimento, redução de perdas e otimização de receitas”, disse o fundador e CEO da GIC, Irineu Fernandes.
Presente ao evento, o Superintendente da ABRAS, Márcio Milan, contou que a ABRAS mantém a previsão de crescimento de 3% para o varejo de autosserviço para 2019 no País. A taxa deverá superar o crescimento previsto para o Produto Interno Bruto (PIB) do país este ano, projetado em 0,87%, conforme o Relatório de Mercado Focus, divulgado pelo Banco Central esta semana. “Antes de implantar o RUB em nossas lojas, a média das rupturas de exposição girava entre 15% e 20%. Com a implantação do RUB, esta taxa tem caído em poucos meses para 2%”, conta Tony Godinho, Diretor de TI da rede São Roque Supermercados, que este ano completou a implantação do sistema em todas as 19 lojas em dez municípios do interior paulista.
A rede agora desenvolve projeto-piloto para implantação do reconhecimento de imagens. Na prática, o novo produto de reconhecimento de imagens potencializa as funções já desenvolvidas pelo RUB. Atualmente com 30 funcionalidades, o RUB diagnostica a situação desde a entrada do produto em loja até a chegada da mercadoria ao check out.
Fundada em 1999, a GIC é líder na automação para a operação física de lojas no varejo supermercadista do País com a solução RUB. O sistema encerrará o ano implantado em cerca de 800 lojas de 27 redes do atacado,
atacarejo e varejo na América Latina.
Desde 2016, A GIC Brasil integra o Centro de Inovação e Tecnologia (CIT) da GS1 Brasil. O CIT é referência em conhecimento, capacitação e experiência em automação, logística e cadeia de suprimentos, por meio do uso de
código de barras.
Os Padrões GS1 de identificação são utilizados em mais de 150 países e melhoram a eficiência, segurança e visibilidade das cadeias de suprimentos em canais físicos e digitais em mais de 20 setores.
[n]Para mais informações à imprensa, por favor, conecte:
Nilson Brandão – CONTEÚDO EVOLUTIVO
+55 21 99761 0007
[email protected]
foto: Braulio Costa Couto[/n]