A GIC Brasil, empresa de inovação e tecnologia para o varejo alimentar, completa cinco anos de operação no mercado latino-americano. Tudo começou naturalmente, em 2016, a partir do interesse de clientes atendidos no Brasil, com operações na região. Desde então, a empresa brasileira atua em grandes redes, como o Éxito, na Colômbia, o Xtra, no Panamá, e prospecta o mercado mexicano. Internacionalmente, a GIC atua por meio de seu produto líder de mercado, o RUB, também no mercado angolano, em lojas da rede de cash and carry Alimenta Angola.
O RUB é a principal solução focada na gestão automatizada de lojas físicas de supermercado, capaz de monitorar toda a movimentação de produtos, processos e pessoas, identificando necessidades, falhas e tarefas imediatas de correção. No último trimestre de 2021, o segundo produto do portfólio da empresa chega ao mercado latino-americano, o GondolEye, sistema de monitoramento de gôndolas por reconhecimento de imagens, inicialmente no mercado panamenho.
Diretor executivo da GIC para América Latina, Luiz Alberto Parra está à frente da operação internacional desde a chegada da empresa brasileira à região e o início do plano de expansão, no ano seguinte, em 2017. Nessa entrevista, conheça um pouco da estratégia de roll-out de novas soluções e as vantagens práticas da nova ferramenta desenvolvida pelo GIC Lab, Laboratório de Pesquisa e Desenvolvimento da empresa, em Aphaville, em SP:
[n]Qual a principal vantagem do GondolEye para os mercados latino-americanos?[/n]
O principal atributo do GondolEye para o mercado latino e em geral para o varejo mundial é oferecer uma solução com tecnologia de ponta para garantir de forma permanente e com maior precisão o controle de rupturas no ponto de venda.
[n]Você poderia exemplificar ações e processos internos que o GondolEye pode ajudar a acelerar?[/n]
O GondolEye gera efeito encadeado em uma série de operações cruciais dentro de supermercado, como, por exemplo, validar a qualidade e otimizar níveis de estoque adequados para exibição. Ele também ajuda a gerenciar planogramas para otimizar o espaço e melhorar a rotação do produto, bem como a reorganizar cronogramas e processos de reabastecimento nos intervalos de tempo em que a falta de estoque é registrada.
[n]Qual o valor agregado pelo GondolEye para clientes que já trabalham com o RUB?[/n]
Ele é um complemento ideal ao RUB para obter o controle permanente (24horas/7dias) na exposição dos produtos na gôndola, garantir processos e prazos de abastecimento adequados. Mas não apenas isso. Também para reorganizar e aproveitar melhor as horas de trabalho atribuídas a estes processos. Maior precisão nos indicadores de breakdown. E ainda por cima, libera tempo de trabalho de colaboradores para monitorar exibições de produtos e usá-lo para outras tarefas, como atendimento ao cliente. É possível medir o impacto com base na produtividade horária, controle de paradas e melhores níveis de estoque.
[n]Qual a importância do roll out de soluções para a região?[/n]
Em primeiro lugar, posicionar e fortalecer a marca GIC no mercado latino-americano e, em segundo lugar, e consolidar a solução RUB como complemento ideal para alcançar eficiências operacionais com resultados de maior precisão e cobertura por meio de recursos tecnológicos de ponta.