São Paulo, SP – A GIC Brasil, empresa de inovação e tecnologia para o varejo alimentar, lança nova etapa do seu programa de Ensino à Distância (EAD) para o grupo de repositores de seus clientes. O formato incluirá videoaulas de três minutos para um grupo de atividades essenciais à gestão de lojas, por meio do coletor de dados que já utilizado o sistema RUB de gestão automatizada, uma das soluções da GIC. Há também uma versão WEB, que pode ser reproduzida em uma tela maior e para mais pessoas, como forma de dinamizar o processo de treinamento e ensino.
O varejo passa por grandes desafios e é preciso estar preparado para apoiar as redes supermercadistas para garantir uma boa experiência de compra por parte do consumidor. Neste sentido, a ideia do novo projeto é atender a todos modelos de treinamentos e sermos parceiros dos supermercados neste momento de extrema importância para o desenvolvimento do funcionário, sendo também um suporte pós treinamento. A ferramenta do EAD acelera o ciclo de amadurecimento profissional na solução de automatização, capacita profissionais e engaja times, ampliando produtividade e lucratividade.
A consultora em estratégias de ensino online Ligia Caetano explica que o desenvolvimento levou em conta uma série de entrevistas em campo, incluindo profissionais de outras nacionalidades no setor. “Oferecer o máximo de acesso às funcionalidades do sistema RUB e com isso ajudar clientes a otimizar suas operações sempre foram metas da GIC”, diz a especialista. Diante do quadro da pandemia da Covid-19, a demanda por alternativas remotas, como o ensino à distância, aumentou consideravelmente, na velocidade do foco no digital, com a crise sanitária.
Ligia Caetano conta que a demanda por ensino à distância cresceu 68% e, em alguns assuntos, mais de 400%, como os cursos de idioma, por exemplo. Instituições como o Sebrae/SP informam que a busca por cursos de capacitação em EAD avançou 156% no ano passado, comparado ao ano anterior. A tendência deve prosseguir, acompanhando o avanço dos meios digitais e as exigências do mercado para a qualidade do atendimento ao consumidor e a excelência da operação.
O projeto CURTAS EAD permite uso para treinamento individu
al ou em equipe de repositores, reciclagens e surgimento de dúvidas do dia a dia. São mais de dez videoaulas, com os seguintes temas:
• Aula RUB, seu aliado no dia a dia
• Acessando o RUB
• Consulta
• Endereçamento, vínculo, desvínculo de produtos
• Abastecimento
• Tarefas de ressuprimento proativo
• Tarefas de ressuprimento reativo
• Auditoria de presença
• Auditoria de etiqueta
• Lote de etiquetas
• Separação de produtos
• Promotores, entrada, saída e avaliação de cada um dos promotores
• Movimentação Interna de Produtos
O EAD já vinha sendo utilizado pela GIC Brasil nos últimos anos. Com a chegada da Covid-19, a empresa decidiu acelerar investimentos em diferentes áreas, dentre eles a estrutura de novos módulos de treinamento, por meio do Canal Repositor EAD. Com isso, repositores de supermercados, atacarejos e atacados passam a ter maior acesso a informações sobre funcionamento de suas lojas, tarefas imputadas, maior excelência, métricas e resultados. Para o colaborador, a capacitação abre espaço para prestação de serviço com excelência, além dos ganhos de auto estima e produtividade.
Na prática, a Inovação e Tecnologia impulsionam ainda mais fortemente o setor do varejo alimentar desde a crise Covid-19. A solução para treinamento online foi estruturada para atender repositores da carteira de clientes da GIC Brasil. O sistema RUB de gestão automatizada está presente em mais de 700 lojas de diferentes redes de varejo alimentar m todos os estados brasileiros, além dos mercados da Colômbia, Panamá e África do Sul. O RUB gerencia pessoas, processos e produtos durante a operação nas lojas físicas e etapas cruciais das vendas digitais, como o conhecido por picking, para a identificação e separação de mercadorias.
O EAD da GIC Brasil alinha práticas e conhecimentos com agilidade, levando em conta a chegada de novos colaboradores, o desenvolvimento dos atuais funcionários e as taxas de turnover (movimentação de chegada e saída de profissionais no quadro de colaboradores). Este é um fator essencial, porque o registro de todas as tarefas permite transmissão interna, precisa e técnica, de tarefas e funções da rotina. Muitas das vezes, supermercados representam o “primeiro emprego” de jovens e a padronização ajudam a formação do próprio profissional.
“O mercado está repleto de soluções tecnológicas que podem potencializar o atendimento destes repositores. Um bom exemplo é o RUB, que oferece informações completas de todos os produtos em um aparelho mobile que fica com o repositor durante todo o dia. Com ele, o profissional pode informar o cliente, interagir com os promotores, saber quais tarefas são prioritárias, quais produtos acabaram de chegar à sua loja e levar muito mais agilidade ao piso de vendas e satisfação ao cliente”, afirma o Chief Operationg Officer (COO) da GIC Brasil, Ivan Fernandes, em artigo publicado no blog da GIC Brasil.
Outro aspecto de destaque do EAD que a GIC desenvolve regularmente para seus clientes é a inclusão do treinamento como forma de reforçar a oferta das mesmas oportunidades de crescimento do time de colaboradores. A inovação e a tecnologia são valores para a GIC, compartilhados com seus clientes, nos diferentes países em que atua. “Ver o processo da gestão fluir de forma simples e eficiente, apesar da complexidade das soluções utilizadas, e oferecer ao consumidor a melhor experiência em apoio ao nosso cliente, é uma de nossas razões de ser”, comenta Fernandes.