GIC Brasil lança série de vídeos sobre Sustentabilidade

GIC Brasil11/03/2023

Compartilhe nas redes

As cidades brasileiras geram da ordem de 80 milhões de toneladas de resíduos anualmente. Como, infelizmente, em grande parte este material não é reaproveitado, vai parar em aterros sanitários e até mesmo em lixões que ainda existem no país. E o que importa esta informação? Muito. Empresas do varejo e de outros setores, dentre elas a GIC Brasil, estão cada vez mais preocupadas com a sustentabilidade em suas cadeias econômicas.

Como desdobramento do processo de integração de sustentabilidade em seus negócios e cultura, a GIC Brasil decidiu lançar a série de vídeos Aprendendo e Praticando Sustentabilidade. Os vídeos são mensalmente enviados aos colaboradores e publicados no Youtube da empresa. Um deles trata justamente do Consumo Consciente, tema que entrou na lista dos principais assuntos corporativos e de grupos de pessoas. O foco da GIC Brasil na sustentabilidade é compartilhado de forma ampla com clientes no Brasil e na América Latina.

“Então eu preciso deixar de consumir?”, perguntaria o espectador desavisado. Não. O que podemos fazer é adotar um estilo de consumo consciente. Para isso, a área de sustentabilidade da GIC Brasil estruturou um roteiro das seis perguntas principais que os cidadãos podem se fazer, mirando um consumo mais atento aos impactos no meio ambiente. E, junto a isso, um conjunto de dicas, que passamos a apresentar abaixo:

[n]Por que comprar?[/n]
Será que você realmente precisa desse produto? Se você repensou uma compra por ter feito essa primeira pergunta, parabéns. Economizou seu tempo e dinheiro, além de ter evitado os impactos negativos com o futuro descarte do produto fabricado.

[n]O que comprar?[/n]
Duas reflexões. Pense sobre o que realmente precisa no produto para atender a sua necessidade. Considere fazer uma lista antes de sair de casa, como forma de manter o foco apenas no essencial evitando recompras ou gastos desnecessários.

[n]Como comprar?[/n]
Considere se o produto possui embalagens em excesso e se existe uma alternativa a granel ou de embalagens livres de plástico para escolher. Veja também sobre a logística ao fazer suas compras. Você pode trocar sacolas de plástico por caixas de papelão, que muitas vezes estão disponíveis no supermercado.

[n]De quem comprar?[/n]
Procure produtos com certificações de economia circular, eficiência e qualidade, levando em consideração os impactos da produção, uso e descarte. Favoreça o comércio local sempre que possível – isso, por exemplo, evita o transporte de produtos em longa distância e as emissões de gases do efeito estufa equivalentes.

[n]Como usar?[/n]
Quando levar o produto para casa busque dar uma vida útil o mais alongada possível. No caso de um alimento, antes que ele estrague, tente transferir ao congelador ou faça uma doação. Frutas podem virar geléia ou serem congeladas para vitaminas e sucos. Cascas de alimentos podem virar caldo de legumes ou outros deliciosos pratos. Roupas devem ser lavadas do modo certo e até reformadas, antes da decisão de comprar uma nova.

[n]Como descartar?[/n]
Ao final do uso, avalie se o produto pode ser utilizado de outra forma. Caixas e embalagens podem armazenar material doméstico. Roupas antigas podem ser adaptadas, móveis podem ser reformados e eletrodomésticos, consertados. Produtos usados também podem ser doados ou trocados. Quando o produto tiver sido explorado ao máximo considere o descarte adequado, reduzindo ao máximo os impactos negativos na sociedade e no meio ambiente. O encaminhamento de resíduos para reciclagem e a compostagem, por exemplo, ajuda a reduzir o volume diário que vai para os aterros sanitários.

Estas são algumas das principais dicas que todos podemos seguir. O importante é estar alerta e refletir. Até porque a produção e consumo sustentável são parte central de uma agenda de maior porte, em nível global, para lidar com as principais crises planetárias, que são a climática, a degradação ambiental e a poluição.

“O consumo consciente é praticar o hábito de refletir sobre todas as etapas do consumo, desde a compra até o descarte. Dessa forma reduzimos o volume de resíduos produzidos, movimentamos a economia através da economia circular, e mitigamos os impactos sobre o mundo e ajudamos sua regeneração”, complementa Stefania Fernandes, Diretora de Relações Institucionais e Sustentabilidade da GIC Brasil.

Assista ao vídeo mais recente em nosso canal do Youtube pelo link https://www.youtube.com/watch?v=JdiGrv8h6hg

Por: Nilson Brandão / CONTEÚDO EVOLUTIVO

Aumente seu faturamento e potencialize seus resultados

Fale com um especialista

Artigos relacionados