Lá se vão dez anos de parceria e prosperidade compartilhada entre a GIC Brasil e a Assaí Atacadista, um dos principais cases do portfólio da empresa de inovação e tecnologia, baseada em Alphaville (SP). O ano era 2011 e o trabalho conjunto começava com o sistema RUB de gestão automatizada para a operação de lojas físicas. Com 186 lojas hoje no Brasil e 30 milhões de clientes por mês em sua loja, o Assaí faturou R$ 39,4 bilhões em 2020 e tem planos para crescer neste e nos próximos anos.
“O acelerado cronograma de inaugurações nos últimos cinco anos foi integralmente financiando pela própria operação, dinâmica que deve se manter nos próximos períodos. A assertividade da estratégia de crescimento orgânico considera a realização de projetos complexos que relacionam tanto a localização quanto a maturação da loja”, informa a empresa em seu relatório de resultados relativos ao desafiante ano de 2020, quando a pandemia da COVID-19 chegava ao Brasil e ao mundo.
Toda essa trajetória foi de muitos aprendizados e avanços. Tanto assim, logo aos cinco anos de parceria o projeto foi premiado pela GS1 Brasil – Associação Brasileira de Automação como destaque de solução inovadora. O case apresentado chamou-se Através do Padrão GS1, a solução RUB empodera Assaí e a premiação1 ocorreu em 2016, em especial por conta dos ganhos de produtividade e eliminação de índices de ruptura de exposição nas gôndolas.
A operação do Assaí Atacadista tem capilaridade nacional e presença em 22 estados brasileiros e no Distrito Federal. A rede se apresenta como um pure player no mercado cash & carry (atacarejo, no português). O desempenho da solução desenvolvida pela GIC Brasil foi decisivo para a chegada da empresa brasileira de tecnologia ao mercado colombiano, quando o Grupo Éxito, inaugurou a Surtimayorista, sua primeira loja no mesmo segmento de atuação do Assaí.
O sistema RUB de gestão automatizada integra o portfólio de produtos da GIC Brasil. O RUB atua com mais de 30 funcionalidades para dinamizar e rentabilizar as lojas físicas do varejo alimentar, assim como etapas cruciais para o e-commerce, que avança cada vez mais desde a pandemia. A automação chegou como tendência forte nos últimos anos no setor de supermercados. O tema foi abordado pelo CEO do Assaí, Belmiro Gomes, em entrevista ampla sobre o setor.
“Sistemas de automatização da operação no piso de loja também nos ajudam a equilibrar os custos. Hoje, apenas quatro funcionários conferem todas as etiquetas de preço de uma loja como a do Aricanduva em apenas 20 minutos. Eles saem bipando os códigos e, por meio de um aplicativo, as informações são checadas automaticamente com o sistema. Ao ser informado de divergência, o profissional rasga na hora a etiqueta e, ao final, imprime todas as que ficaram faltando. Usamos esse mesmo sistema em todas as nossas lojas para 32 funções, entre as quais controle de produtos avariados e papa-filas”, afirmou o executivo ao portal SA Varejo2.
O crescimento do atacarejo no mercado brasileiro segue alto. “O Assaí seguiu sendo o expoente de crescimento mais forte dentro desse setor. E foi um ano em que vieram muitos consumidores novos para esse canal. É um formato de negócio que ainda tem um segmento muito forte pela frente, e nós esperamos continuar sendo uma operação de excelência dentro dele”, explicou o CEO do Assaí, durante call com investidores3, em fevereiro de 2021.
Ao longo desse ano, as estimativas no mercado apontam para um importante crescimento do atacarejo, de 19% nos doze meses encerrados em maio, seguido dos supermercados de grande porte, em 11% no mesmo comparativo. Os dados são de relatório da consultoria Nielsen, conforme recém-publicado pelo Valor Econômico 4, principal diário de economia e finanças brasileiro.
Fontes:
1 https://gicbrasil.com.br/conteudo-e-informacao/blog/solucao-rub-recebe-premio-automacao-pelo-case-assai, 2016
2https://www.savarejo.com.br/portal/Principal/arquivos/Revista/237/upload/SA_201907_lowres.pdf, 2019.
3 https://api.mziq.com/mzfilemanager/v2/d/ec14f0ab-c5d4-4b12-a413-b6cc7475ed98/bc23249e-1e18-fed8-2017-39997fc52c28?origin=1, 2021
4 https://valor.globo.com/empresas/noticia/2021/05/27/busca-por-preco-fortalece-mais-atacarejo.ghtml, 2021