Grupo Imec e GIC Brasil aceleram implantação de sistema de gestão

GIC Brasil11/03/2023

Compartilhe nas redes

Originada no interior do estado do Rio Grande do Sul, a Grupo Imec de varejo alimentar já foi premiado pelo ritmo de crescimento no mercado gaúcho. Fundado há 67 anos, o grupo conta hoje com 17 supermercados e 11 atacarejos no estado.

No ano passado, abriu a primeira loja na capital. Já tem prevista a inauguração de pelo menos mais duas lojas no primeiro semestre do ano que vem. Agora, o grupo parte para a adoção de uma nova tecnologia de gestão de loja, capaz de suportar e garantir justamente a qualidade da expansão da rede.

Desde o último mês de julho, o grupo começou a implantar o sistema RUB de gestão automatizada na operação de suas lojas, conta Lissandro Luz da Silva, gerente de operações do grupo.

“Já vínhamos analisando trazer novos recursos tecnológicos para o chão de loja, justamente por conta do nosso ritmo de crescimento. Uma ferramenta que trouxesse assertividade na informação que vem das lojas, para a tomada de decisão, até que encontramos o RUB. Escolhemos esta solução e a performance tem sido extraordinária”, comenta.

Os resultados impressionam. Hoje, o sistema RUB já foi implantado em três lojas. O ritmo inicialmente planejado, de implantação em uma loja ao mês, já foi revisto e duplicado, para duas lojas a cada 30 dias. A primeira loja a receber a ferramenta foi a Desco de Santa Cruz do Sul, no centro do Estado.

Por ser uma das mais modernas da rede, ela foi escolhida para ser a loja piloto do projeto. Antes da implantação do sistema, a taxa de ruptura de exposição de produtos superava a casa de dois dígitos e agora, está baixa, em um dígito.

“A loja piloto teve uma importância total. Cuidamos inicialmente da ruptura de produtos e do controle e conformidade das etiquetas de preços além do ganho de produtividade, que saiu de 20 dias de análise total na loja para 4 horas. Todas as semanas reavaliávamos os indicadores e os avanços. Nossa meta agora é reduzir ainda mais a taxa de ruptura. Isso é uma vitória de todos envolvidos”, conta o gerente de operações.

O sucesso da implementação da ferramenta vai além da geração de indicadores de gestão, o que, por si só, representa um grande ganho para a lucratividade do negócio e a melhoria do atendimento e da experiência do consumidor.

Lissandro conta que todas as áreas da empresa estão engajadas com iniciativa de aperfeiçoamentos de processos, melhoria das métricas, maior profundidade de análise e avaliação de resultados. Tudo isso, a partir dos benefícios gerados pelo RUB nas lojas. Ele também destaca que a capacidade de interação da empresa responsável pelo RUB, a GIC Brasil, tem sido fundamental para os avanços.

“O conhecimento do varejo por parte da GIC Brasil e a capacidade de dialogar com a mesma linguagem do dia a dia da operação nos chamaram a atenção desde os primeiros contatos, até mesmo antes da decisão final de contratação”, concluiu.

Por: Nilson Brandão / CONTEÚDO EVOLUTIVO

Aumente seu faturamento e potencialize seus resultados

Fale com um especialista

Artigos relacionados