Instituto Favela da Paz e o Ecossistema de Inovação

GIC Brasil11/03/2023

Compartilhe nas redes

Com o apoio da GIC Brasil, o Instituto Favela Paz completa mais uma iniciativa do projeto Periferia Sustentável. O instituto realizou o workshop online Aquatec, com a apresentação de novas tecnologias e do chamado movimento maker para o desenvolvimento de soluções relacionadas ao manejo sustentável da água. O Favela Paz fica baseado no distrito de Jardim Ângela (SP), tem 300 mil habitantes, já foi considerado o lugar mais violento do planeta pela ONU e reverteu o título na última década.
Quase 40 projetos de diferentes pontos do Brasil e até mesmo do exterior foram inscritos para o curso digital. Do total, dez foram selecionados. Os projetos participantes receberam kits de robótica, elaborados pelo instituto com apoio de impressoras a laser, para o workshop, contanto com o apoio e insumos fornecidos pela Robocor, também apoiadora da ação.
“Havia um questionário para os interessados colocarem sua experiência profissional e que projetos tinham em andamento. Vimos que existem muitos projetos legais, em desenvolvimento, precisando de suporte”, conta Fabio Miranda Moura, cofundador do Instituto Favela Paz, citando que chamaram a atenção as habilidades em automação e tecnologias dos participantes.

[n]Ecossistema de inovação[/n]

O workshop digital reforça o compromisso do instituto e apoiadores com o ecossistema de inovação. O volume de inscritos superou as expectativas dos organizadores. A pandemia naturalmente impactou a veia empreendedora e inovadora. Diante das dificuldades frente à contaminação e ao isolamento social que se fez necessário, inovadores aceleraram a concepção de novos projetos, em grande parte colaborativos.
Head de Inovação em hardware da GIC e líder do GIC Lab, Eduardo Lopes conta a agilidade na criação é uma das principais vantagens de a empresa contar com um setor interno de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D). “Processos como prototipagem rápida e formas de trabalho inspiradas no mundo maker e DIY, permite testar e desenvolver novas ideias de forma dinâmica”, diz Lopes.
O executivo desenvolveu sua desse de Doutorado na USP justamente fabricação digital robótica. Ele participou do início do Garagem Fab Lab, primeiro laboratório de fabricação digital independente no País, conectado à rede do Massachusetts Institute of Technology (MIT), e integrou a equipe da Prefeitura de São Paulo na implantação da maior rede mundial laboratórios públicos, a Fab Lab Livre SP.
As soluções da GIC Brasil nascem no laboratório de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação, em Alphaville. Conceitos como da Inteligência Artificial, Internet das Coisas (IOT), Machine Learning e o Computer Vision integram o processo de criação e operação das soluções. A empresa também utiliza o conceito do benchmarking competitivo, monitora tendências internacionais e cria soluções adequadas à realidade técnica e financeira regional.

[n]Coletivo tecnológico e social[/n]

Com mais de duas décadas nos mercados brasileiro e latino-americano de inovação e tecnologia para o varejo alimentar, a GIC Brasil programa e realiza ações de responsabilidade social, em especial voltadas aos ambientes de democratização da inovação e diversidade, com parceiros como a Fundação Dorina Nowill, voltada à inclusão social de pessoas com deficiência visual, e a Rede Povos da Floresta, que receberam máscaras para combate à pandemia da COVID-19.

Aumente seu faturamento e potencialize seus resultados

Fale com um especialista

Artigos relacionados