O empresário brasileiro Irineu Fernandes, CEO da GIC Brasil, faz a palestra de abertura da feira [Góndola 2022](https://www.fenalco.com.co/es/gondola-odoo/ “Góndola 2022”), organizada em Cartagena de Indias pela Fenalco (Feederação Nacional de Comerciantes da Colômbia). Fernandes, que se apresenta na próxima quarta-feira (26.10) traçará um panorama amplo das transformações do varejo alimentar desde a Covid-19 e as principais tendências em tecnologia para o mercado latino-americano e o mundo nas próximas décadas.
[n]Góndola é o evento mais importante dos supermercados colombianos[/n], com a presença de empresários e executivos do varejo, indústria de bens de consumo e serviços complementares. “O encontro se caracteriza por fornecer as últimas atualizações e tendências globais do setor, por importantes e reconhecidos palestrantes nacionais e internacionais, tornando-se um ponto de encontro obrigatório para especialistas em varejo na Colômbia”, afirma a Fenalco.
A palestra do empresário brasileiro se baseará em seu livro recém-lançado junto a uma das principais coleções sobre o varejo no Brasil. O livro chama-se Os rumos do varejo no século XXI: Pandemia e Transformação, da coleção Varejo em Foco. A apresentação trará o papel do varejo na pandemia, novos hábitos de consumo e desafios enfrentados pelos supermercados. Em seguida, focará a excelência operacional na gestão, avançando sobre o futuro da tecnologia e da sustentabilidade.
“Depois de algumas décadas trabalhando com tecnologia, decidi fundar minha empresa, a GIC Brasil, que já tem 20 anos. Atendemos as principais redes de supermercado brasileiras. Mas sempre foi um sonho levar a empresa para o mercado latino-americano. Para mim é uma honra participar do evento da Fenalco e transmitir nossa experiência e visão de mundo, além de aprender com a troca com todos”, afirma Fernandes.
A GIC Brasil é uma multinacional brasileira, com atuação na Colômbia, Panamá e Angola, além do país de origem. Conta com um portfólio de soluções tecnológicas voltadas à simplificação e automação do controle de todo o fluxo de processos, pessoas e produtos na loja. Com esse objetivo, lançou a ferramenta RUB de gestão, hoje líder de mercado, capaz de monitorar todas as etapas do funcionamento das lojas físicas, desde a chegada do produto na loja até a passagem pelo check out.
Justamente a evolução das necessidades do varejo levou o GIC Lab, laboratório de inovação e desenvolvimento da empresa, a criar novas soluções em tecnologia. Uma delas permite a captura e reconhecimento de imagens de produtos para controle em tempo real de produtos nas gôndolas. O sistema GondolEYE funciona por meio de câmeras fixas e móveis, que equipam o robô Mirus, recém-lançado pela empresa. “A robótica é uma das tendências do futuro e nos dedicamos a ela”, diz.
Fernandes vai apresentar durante a palestra dados sobre o avanço nas vendas digitais no mundo. Ele conta que este ano dentre os dez países com maior crescimento de vendas por e-commerce três são do continente: Brasil, Argentina e México, conforme dados do eMarketer. Outro avanço exponencial foi das plataformas de marketplaces. Cresceram de tal forma que geraram um novo desafio ao varejo físico: receber, triar e selecionar produtos em conformidade com os pedidos.
“Esse é um bom exemplo de como não se trata de o futuro ser online e offline, mas ambos. A integração das vendas digitais à operação física tem uma importância essencial. Uma falha na passagem do pedido online da encomenda para a separação física do produto pode gerar um gargalo para toda a operação digital. Isso até nos levou a literalmente inventar uma solução de integração de marketplaces para as lojas. Mas essa é outra história, que vale a pena ser contada com calma”, conclui.
Por: Nilson Brandão / CONTEÚDO EVOLUTIVO