fbpx
sustentabilidade

Pesquisa GIC de sustentabilidade estabelece elo do sistema RUB com o padrão ESG

Os resultados da 1ª. Pesquisa GIC de Sustentabilidade revelam que o sistema RUB de gestão automatizada desempenha papel significativo na proteção do meio ambiente. O estudo mostra, ainda, que os clientes da empresa, baseada em Alphaville (SP), reconhecem de forma contínua e efetiva as contribuições do sistema para as melhores práticas ESG (Governança Social e Ambiental) no varejo brasileiro.

“Sabíamos que o RUB estava alinhado com os valores ESG, mas planejamos realizar a pesquisa justamente para termos fatos e dados que comprovam que o impacto ambiental, social e de governança na operação das lojas do varejo. Todos os entrevistados afirmaram que foram afetados positivamente, tendo em conta os valores ESG”, diz a diretora de Sustentabilidade da GIC Brasil, Stefania Fernandes.

Realizada em Abril deste ano, a pesquisa contou com a participação de mais de dois terços dos usuários do RUB no Brasil, incluindo CEOs, presidentes, diretores e outros executivos de grandes e médias empresas do setor varejista. Numa próxima etapa, serão também ouvidos os executivos dos clientes da empresa no exterior, notadamente na Colômbia, Panamá e Angola.

Quase quatro quintos (79%) dos varejistas pesquisados confirmam as contribuições por meio de auditorias de presença de produtos, controle da data de validade e gestão de estoque, resultando na redução de desperdícios e rupturas nas lojas. Além disso, destacaram que os ganhos econômicos e financeiros proporcionados pelo RUB estão diretamente relacionados ao aspecto de governança (o “G” de ESG), permitindo controles e ações operacionais mais assertivas e efetivas.

A sustentabilidade e o padrão ESG são cruciais para o varejo alimentar, principalmente pelos seguintes critérios: responsabilidade ambiental, atendimento às preocupações dos consumidores quanto ao tema, promoção da eficiência operacional, construção de valor da marca e reputação no mercado, e o alinhamento com a pressão regulatória e a demanda por investimentos sustentáveis.

“Essas práticas trazem benefícios econômicos, ambientais e sociais, que incluem a redução do impacto ambiental, a atração e fidelização de clientes conscientes, e a otimização dos recursos”, complementa a executiva. Ela antecipa os próximos passos da área, a partir dos resultados da primeira pesquisa de sustentabilidade.

“Vamos nos aproximar mais dos nossos clientes para entender como podemos aprimorar nossas ferramentas, para que sejam mais modernas e sustentáveis, diminuir o desperdício de alimentos e impactar positivamente a vida dos colaboradores e consumidores, tudo isso aumentando a lucratividade do negócio”, afirma Stefania.

A pesquisa foi desenvolvida em parceria com a consultoria Connect Shopper. Fátima Merlin, CEO da Connect Shopper, ressalta que os varejistas pesquisados reconhecem o RUB como “uma ferramenta essencial para a operação de loja, destacando sua contribuição para a capacitação dos colaboradores e a aculturação dos processos”.

Para mais detalhes, clique aqui e baixe a pesquisa:  RUB e os Impactos do ESG.

Compartilhe
Facebook
LinkedIn
WhatsApp
E-MAIL

Aumente seu faturamento e potencialize seus resultados