Com o avanço das operações no mercado latino-americano, a GIC Brasil lança este mês toda sua plataforma de ensino à distância (EAD) no idioma espanhol. A internacionalização da plataforma digital de treinamento e capacitação para usuários das soluções da empresa de tecnologia e inovação atenderá aos clientes latino-americanos. Representa, ainda, mais um passo na utilização dos recursos digitais voltados à Educação Corporativa.
A plataforma digital para o EAD da GIC Brasil traz módulos de vídeos-aulas, apostilas e exercícios práticos para conhecimento e otimização do sistema RUB de gestão automatizada. Os módulos formam trilhas de aprendizados. Por meio do EAD, a empresa oferece formação remota para duas categorias de usuários: os chamados Superusuários (realizam configurações e parametrização no sistema) e os Repositores (operam o sistema no chão de loja). Desde antes da pandemia, na prática, a GIC Brasil já contava com o ensino à distância.
As videoaulas e apostilas da plataforma de treinamento estarão inicialmente disponíveis em variações da língua espanhola, como para a Colômbia, México e Panamá. A principal vantagem da plataforma é o cliente poder acessar os conteúdos disponíveis de qualquer lugar e dentro de sua melhor conveniência de horário. O formato funciona em paralelo ao atendimento presencial ao cliente e demais canais de suporte.
O conceito da plataforma de treinamento leva em conta a acessibilidade e a rotina nas lojas: tudo foi planejado de forma didática, fácil localização e rápida conexão. As aulas são programadas para serem assistidas em ordem pré-definida, com entre 5 e 15 minutos de duração, conforme o tema. Cada módulo funciona como pré-requisito para o avanço ao longo do curso para os próximos módulos. Intuitivo, o sistema orienta a evolução.
“Já vínhamos atuando com a plataforma digital de treinamento antes da pandemia da COVID-19. Isso foi uma vantagem para nossos clientes. O que estamos fazendo agora são avanços e melhorias para atender nossas operações na América Latina, além de novos desenvolvimentos”, explica do Diretor de Operações da GIC Brasil, Ivan Fernandes. Desde o ano passado, empresa intensificou, em paralelo, o projeto de implantação remota, atendendo a necessidade de clientes.
A plataforma do ensino à distância da GIC Brasil também pode ser acessada no celular por aplicativo, via PlayStore (Android) ou AppleStore (iPhone), permitindo inclusive baixar e assistir as aulas em modo offline. A alternativa se torna particularmente útil em casos de dificuldade de acesso à internet. Via desktop, notebook ou smartphone, o EAD funciona de forma progressiva e monitorada. Recém-lançado, o Curtas RUB também pode ser acessado por meio do mesmo coletor de dados usado pela ferramenta de gestão.
O Curtas RUB foi criado para os usuários do sistema de gestão automatizada de chão de loja. Pode ser utilizado para treinamento individual, inclusive no próprio coletor, ou em grupo. São 13 aulas em carga horária total de 48 minutos, numa média de pouco mais de três minutos por vídeo. O curso de maior duração, voltado aos Superusuários, inclui 22 tópicos, desde a configuração do RUB e controle de acessos até as funcionalidades, como inventário, papa filhas, conferências de entrada e saída, tarefas, endereçamento e auditoria de receita.
“Os cursos na plataforma EAD feitos especialmente para você e sua equipe. Acesse estes novos conteúdos e aprenda um pouco mais sobre o RUB para tirar o melhor proveito da ferramenta no seu dia a dia em loja”, registra o próprio sistema, logo na apresentação inicial. Pode-se dizer que a plataforma é friendly e convidativa ao treinamento.
“A meta da versão em espanhol é tornar os conhecimentos do RUB acessíveis aos clientes latino-americanos. Uma capacitação qualificada e padronizada sobre a melhor forma de utilização do RUB. Qualificar, fidelizar e capacitar os clientes são alguns dos objetivos, uma vez, que poucas empresas do setor têm este tipo de conhecimento disponível”, conclui a consultora em estratégias de ensino online Ligia Caetano. “Queremos oferecer o máximo de acesso às funcionalidades do sistema RUB e com isso ajudar clientes a otimizarem suas operações”.