Ruptura de Exposição ou Mercadoria Escondida?

GIC Brasil11/03/2023

Compartilhe nas redes

Atualmente, muitos proprietários de varejos vêm buscando ser mais competitivos, melhorando seus serviços, disponibilizando produtos e aumentando a qualidade no atendimento. Fazem o que for necessário para fidelizar o seu cliente final.

Contando com isso, cada vez mais o controle dos produtos expostos no piso de loja tem sido indispensável e é preciso esclarecer uma situação: Qual a diferença entre a auditoria de presença e inventário de piso de loja?

Na verdade, os dois conceitos são muito parecidos e, em muitos casos, acabam dando uma falsa sensação de que a ruptura de exposição nas lojas (falta de produtos nas prateleiras) é assim tão alta. Para entender melhor, vamos diferenciar os dois:

– Inventário de loja: os inventariantes saem pela loja e contam todos os itens que estão expostos na filial. Eles praticamente reorganizam a loja tirando os produtos de seus lugares para realizar a contagem, e achando produtos que, por sua vez, possam estar escondidos ou expostos em locais incorretos.
– Auditoria de presença: sem retirar os produtos de seus locais de origem e sem realizar a contagem de quantas unidades existem de determinados itens, realiza-se a leitura de item por item (com aparelho que possui leitor de código de barras) que se encontra na área de vendas à vista do cliente. Nesse caso, não há busca pelos produtos escondidos em outros lugares, apenas é realizada a leitura de cada item para constatar que o produto se encontra na área de exposição disponível ao alcance do cliente.

Então, a função do inventário do piso de loja é contar todos os itens de determinados setores ou, até mesmo, da loja inteira, entregando, assim, um relatório com a condição dos produtos. Muitas vezes, os produtos estão presentes na loja, mas geralmente no depósito, fora da área de exposição, e, portanto, longe do alcance do cliente. Assim, se analisarmos esses relatórios, podemos concluir que a ruptura de exposição de uma loja gira em torno de 6% a 8% quando, na verdade, a informação verdadeira é muito mais contundente.

Quando realizamos a auditoria de presença efetivando apenas a leitura dos itens que estão à mostra para o cliente, percebemos que a ruptura de exposição vai de 5% até astronômicos 21%. Sim, pasmem! Quase um quarto dos produtos não está ao alcance dos clientes. Neste momento você deve estar espantado e pensando: acho que esta informação está distorcida. A resposta é: esta informação é real. Percebemos isso após detalhados levantamentos que realizamos nas lojas de alguns clientes.

Quando o cliente não encontra o que procura, ele vai embora insatisfeito, e a loja simplesmente deixa de vender, muitas vezes, produto que está lá, mas não está exposto da forma adequada.

Para que isso não ocorra, existem alguns trabalhos preventivos que podem e devem ser realizados no piso de loja:

– Manter a loja organizada: se a loja está organizada com categorias e setores bem definidos fica mais difícil de ocorrer este tipo de confusão, pois a visualização dos produtos é mais fácil;
– Realizar auditoria de presença: Existem softwares que realizam esta funcionalidade com grande agilidade e identificam rapidamente os produtos que estão fora da área de vendas, possibilitando, assim, que o repositor encontre o produto com maior agilidade, e resolva o problema rapidamente, diminuindo a ruptura de exposição;
– Treinar os repositores: os repositores hoje são um elo vital dentro do varejo, e são profissionais que é preciso valorizar e manter. É necessário motivá-los e treiná-los. Assim, a chance de uma ruptura de exposição acontecer é menor;
– Buscar agilidade na tomada de decisão para reposição dos produtos: após a auditoria de presença é preciso repor o produto com rapidez, pois isso impacta diretamente nas vendas.

Estas são algumas atitudes que podem ser tomadas para melhorar a exposição dos produtos e aumentar as vendas.

Agora que você já sabe identificar a diferença entre um e outro, e seu impacto devastador dentro da comercialização de produtos pode tomar atitudes pró-ativas para melhorar sua exposição e, consequentemente, suas vendas.

Aumente seu faturamento e potencialize seus resultados

Fale com um especialista

Artigos relacionados