Para sabermos a localização exata de um item, sua origem e destino na cadeia de suprimentos, implantamos o SRE™. Esse sistema de rastreabilidade é conhecido como um processo de identificação que se faz necessário para o acompanhamento de todos os eventos, ocorrências, manejos, transferências e movimentações de um produto.
Através de um RG (Registro Geral – que pode ser uma sequência numérica única como um código de barras, por exemplo, ou RFID), que nunca pode ser duplicado, é possível conhecer, com segurança, o exato caminho percorrido pelo item controlado na cadeia de suprimentos, seguindo o histórico de movimentação de todos os locais por onde passou até o seu consumo final. Além disso, é possível consultar itens que sofreram descaminhos (como roubo e falsificação), identificar os responsáveis pela manipulação do produto, permitir a realização dos processos de recall e muitas outras consultas online vinculadas ao lote de produção. A rastreabilidade é um processo de negócio que gera visibilidade, sustentabilidade, eficiência logística, gerenciamento da qualidade de produto, chamadas por recall, otimização da cadeia de valor, planejamento, gerenciamento de perdas, análises estatísticas, segurança e muitos outros benefícios!
[n]Entenda como funciona o SRE™:[/n]
[n]Iniciando a Rastreabilidade[/n]
Para que se possa iniciar o processo de rastreabilidade, o SRE™, precisa receber do Enterprise Resource Planning (ERP) da sua empresa informações sobre notas fiscais e arquivos de leitura de expedições, vinculadas de modo que se possa saber com qual NF os itens expedidos estão associados. O SRE™ é capaz de agregar ao arquivo de NF (Inclusive NF-e) todos os itens expedidos em arquivo que possui formato XML e que é enviado ao destinatário, permitindo, assim, que ele saiba desde o momento que lhe foi realizada uma expedição, quais itens (com seus respectivos RGs) deverá receber. Este processo também auxilia a parte logística do destinatário, que passa a ter a certeza se seu fornecedor está ou não efetuando o envio da mercadoria dentro do prazo combinado. O SRE™ agrega um módulo de conexão ativa através da web, que liga um ponto da cadeia ao outro (cliente e fornecedor) que possibilita a troca rápida e segura de documentos digitais, que são trafegados em formato criptografado, garantindo, assim, a total integridade das informações. Ao executar este módulo, o SRE™ também efetua o envio da informação para o Centralizador de Rastreabilidade que detêm todas as informações sobre os produtos rastreados. No momento em que o SRE™ efetua o envio da mercadoria para o destinatário, a posse destes itens é transferida para o destinatário.
[n]Recebimento de Mercadorias[/n]
O SRE™ possui um módulo de recebimento eletrônico de notificações de expedições, por parte do fornecedor, que acusa quando é efetuada a emissão de uma NF tendo a sua empresa como destinatário. A notificação chega através da web e é automaticamente formatada pelo sistema, de modo que se possa saber qual a origem da Nota Fiscal e quais são os produtos nela contidos.
[n]Conferência de Recebimento[/n]
O SRE™ possui um módulo capaz de rodar em dispositivos móveis (coletores de dados), que possibilita que seja feita a leitura dos produtos durante o recebimento. Através dessa leitura é possível saber se os itens recebidos fisicamente são autênticos e estão de acordo com os que foram expedidos pelo fornecedor. Caso os itens recebidos sejam divergentes, o SRE™ exibirá um alerta através do coletor de dados. Confirmação de Recebimento Se todos os produtos recebidos estiverem de acordo com o arquivo digital enviado pelo fornecedor, o recebimento da mercadoria é confirmado e a posse da mercadoria passa a ser da empresa que efetuou o recebimento. Expedição de Mercadorias O SRE™ possui um módulo de expedição de mercadorias que atende a todos os elos da cadeia. Este módulo possibilita que distribuidores efetuem a leitura dos produtos que serão revendidos para terceiros.
[n]Centralização da informação[/n]
O SRE™ possui um módulo centralizador, que é o responsável pelo banco de dados que contém todos os registros de entrada e saída das movimentações, controladas por origem e destino. Essa centralização permite, através de acesso controlado e restrito, que órgãos reguladores ou empresas clientes cadastradas visualizem toda movimentação dos itens desde o seu nascimento (produção) até o seu consumo final. Através deste módulo, o SRE™ possibilita visualizar todo o caminho percorrido por um item controlado.