Supermercados crescem e compensam a queda do varejo no País este ano

GIC Brasil11/03/2023

Compartilhe nas redes

Foto: Helena Pontes/Agência IBGE Notícias

[n]Autosserviço cresce e compensa a queda do varejo no País este ano, mostra pesquisa do IBGE[/n]

O segmento de Hiper e Supermercados liderou o desempenho do varejo brasileiro no primeiro semestre neste ano. Os dados são da Pesquisa Mensal do Comércio (PMC), divulgada na manhã de quarta-feira (12.08) pelo IBGE. Neste período, as vendas em seis dos oito segmentos pesquisados recuaram e o resultado geral foi queda de -3.1% no volume de vendas do comércio. O varejo supermercadista avançou 6,3% no mesmo período, à frente do segmento de Produtos Farmacêuticos, Médicos e Perfumaria, que cresceu 5,3% – os demais segmentos registram queda.

O desempenho positivo do autosserviço, junto ao farmacêutico, evitou que a queda geral das vendas no comércio fosse ainda maior. Segundo o gerente da pesquisa, Cristiano Santos, as atividades dos dois segmentos foram consideradas como essenciais durante a crise sanitária e, por isso, não sofreram tanto impacto quanto outras atividades.

A performance do comércio brasileiro foi influenciada pelas “medidas de isolamento social para contenção da pandemia da Covid-19”, resume o IBGE. Ainda na comparação semestral, as maiores quedas foram dos segmentos de Tecidos, Vestuário e Calçados (-38,9%), Livros, Jornais e Papelaria (-28,7%) e Material para Escritório e Informática (-22,9%).

O IBGE também oferece resultados no conceito de ‘comércio varejista ampliado’, que além das oito categorias inclui os segmentos de Veículos, Motos, Partes e Peças e de Material de Construção. Os dois segmentos registraram quedas de -21,8% e -1,9% no primeiro semestre. Com isso, levando em conta as dez categorias, o recuo comércio varejista ampliado foi maior, de -7,4%, no primeiro semestre deste ano, comparado ao mesmo período em 2019.

Isoladamente, o desempenho em junho, também divulgado. O comércio brasileiro cresceu 8% neste mês na comparação sobre maio. Já comparado a junho do ano passado, as vendas variaram 0,5%. Na virada de maio para junho, os principais destaques positivos por estado ocorreram no Pará (39,1%), Amazonas (35,5%) e Ceará (29,3%). Os destaques negativos ficaram com o Rio Grande do Sul (-9,0%), Paraíba (-2,4%) e Mato Grosso (-2,0%), também comparado ao mês anterior.

No site do [IBGE](https://agenciadenoticias.ibge.gov.br/agencia-noticias/2012-agencia-de-noticias/noticias/28570-vendas-do-varejo-crescem-8-em-junho-mas-1-semestre-e-o-pior-desde-2016), você encontra mais informações sobre a pesquisa e outros indicadores sociais e econômicos estaduais, regionais e nacionais.

Por: [n]Nilson Brandão[/n], CONTEÚDO EVOLUTIVO

Aumente seu faturamento e potencialize seus resultados

Fale com um especialista

Artigos relacionados