fbpx
gc2

Gerenciamento de Categorias e sua importância para a lucratividade no varejo

Você já ouviu falar sobre o Gerenciamento de Categorias e compreende o impacto no seu negócio?

Se não, é hora de explorar essa prática fundamental!

O Gerenciamento de Categorias é muito mais do que apenas organizar produtos em sua loja. Trata-se de uma abordagem estratégica para administrar todos os itens do seu estoque, garantindo uma exposição e precificação precisas.

Por meio dessa prática, você pode controlar os níveis de ruptura e assegurar que o mix de produtos disponíveis esteja mais alinhado com as necessidades dos seus clientes, o que, por sua vez, impulsiona o crescimento da lucratividade. Segundo Fátima Merlin, CEO da Connect Shopper, em estudo divulgado na revista Super Hiper da ABRAS em Novembro de 2023, o crescimento das vendas das categorias trabalhadas chega, em média, à casa dos 30% e a redução dos estoques – um dos principais fatores de custo para o varejista – alcança entre 20% e 40%.

Para saber como isso acontece, vamos começar entendendo que a maior parte do lucro em qualquer operação de varejo provém de produtos-chave. O Gerenciamento de Categorias permite que você foque seus esforços estrategicamente nesses produtos altamente lucrativos, garantindo que eles estejam prontos para conquistar a área de vendas.

O RUB contribui para este gerenciamento, ao controlar etiquetas de preços e garantir que o sortimento de produtos da loja esteja corretamente exposto. Sua atuação não apenas melhora a eficácia e a estratégia do gerenciamento, mas também se traduz em um aumento da margem de lucro de sua operação!

Para se aprofundar ainda mais no tema, confira nosso e-book gratuito!

Compartilhe
Facebook
LinkedIn
WhatsApp
E-MAIL

Aumente seu faturamento e potencialize seus resultados